Solución Brasil caso 5

Image
Aspectos Procesales

Curso virtual de DDHH – Caso 5
Derechos Económicos, Sociales, Culturales y Ambientales
(Acceso al mínimo vital de agua)
Aspectos procesales* y solución de fondo

Brasil
Realizado por: Mônia Clarissa Hennig Leal

1. Tipo de acción

Por tratar-se de inconformidade com o conteúdo de decisão judicial, a medida judicial cabível é o Recurso às instâncias superiores, não sendo cabível o Mandado de Segurança, pois o ato do magistrado não configura violação de “direito líquido e certo” e nem é indicativo de arbitrariedade, caracterizando-se como algo inerente à sua atividade jurisdicional e atividade interpretativa que lhe é ínsita. Não haveria, portanto, ação judicial específica para insurgir-se contra o conteúdo da decisão proferida pelo juiz.

2. La competencia del Tribunal o Corte para conocer el caso

Por tratar-se de recurso, o Tribunal competente é o juízo de segunda instância – no caso, o Tribunal de Justiça do Estado em que se encontra o estabelecimento penitenciário.

3. El reclamante

Sujeito A, preso no estabelecimento penitenciário X.

4. La legitimación del demandante

Em já havendo sido o autor da ação que deu origem ao posicionamento judicial ora questionado, entende-se ser também legitimado para interpor o presente recurso de apelação à segunda instância.

5. El objeto de tutela o amparo constitucional

No presente caso, os direitos objeto de tutela jurisdicional versam sobre as garantias constitucionais outorgadas à população carcerária, previstos no art. 5º, incisos XLVII e XLIX da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB), particularmente o respeito à sua dignidade humana, integridade física e moral, especialmente sua violação relacionada à restrição de acesso à água.

6.  El agotamiento de la vía jurídica ordinaria

O prazo para interposição do recurso de apelação é de 15 dias, a contar da intimação da sentença, conforme dispõe o Código de Processo Civil.

 


 * Germán Alejandro Patiño Peña y Daniel Felipe Enríquez Cubides, estudiantes de derecho de la Universidad de los Andes (Colombia), apoyaron a la autora en una primera búsqueda sobre los aspectos procesales para resolver este caso con fundamento en la legislación brasileña.